O Estilo Bonsai Naturalista

 
O Estilo Naturalista de Bonsai -


por Walter Pall http://walter-pall.de



As árvores naturalistas são alguns dos bonsai mais incompreendidos que conheço. O entusiasta médio do bonsai aprendeu com todos os tipos de fontes o que faz um bom bonsai. Ele conhece todas as regras e costuma criticar o bonsai de acordo com o quão bem as regras foram aplicadas. Com essa atitude dominante, o bonsai naturalista parece apenas matéria-prima para a maioria. Em muitos casos, parece até matéria-prima pobre, porque a maioria das árvores não se presta bem às regras de estilo de bonsai 'aceitas'.

Desde alguns anos, o assunto do bonsai 'naturalista' é discutido nos círculos de bonsai, especialmente na internet. Sempre que surge, os fóruns ficam animados. O assunto tem uma tendência a polarizar. Bem, é de certa forma a antítese do moderno design abstrato de bonsai, mas isso por si só não é suficiente para causar tanto desacordo. Muitas vezes as discussões terminam em insultos pessoais, lembram discussões políticas ou religiosas. Uma razão é que o conceito simplesmente não é compreendido por muitos. E a outra razão é que ela é realmente confundida com uma pseudo-religião. Pode-se ser católico ou judeu, mas não ambos; pode-se ser de esquerda ou de direita, mas dificilmente os dois. Pode-se praticar o estilo bonsai naturalista e muito bem no estilo bonsai tradicional paralelo.

Portanto, o estabelecimento de bonsai desaprova esse desenvolvimento. Mas se, por outro lado, uma pessoa que não tem absolutamente nenhuma formação na arte do bonsai olha para essas criações, fica maravilhada. Eles se perguntam como é possível encontrar tantas dessas pequenas árvores que se parecem com as grandes da natureza. Eles se perguntam como foi possível colocá-los nesses pequenos potes. Eles não veem a mão do homem, acreditam que as árvores cresceram assim e foram apenas coletadas e plantadas em vasos. E isso é um grande elogio ao artista. É exatamente isso que ele quer alcançar: pequenas árvores que não mostram a mão do homem. Essa é a arte dele. Em exposições, pode-se ver que o público em geral costuma apreciar muito mais as árvores naturalistas do que a multidão de bonsai.

O que torna o bonsai no estilo naturalista tão diferente? O que está acontecendo aqui? Que tipo de estilo é esse? Qual é a diferença para, digamos, o estilo vertical informal? Ao contrário do uso nos círculos de bonsai na apreciação da arte em geral, a palavra 'estilo' significa um sentimento geral, uma filosofia geral, uma maneira geral geral de fazer as coisas, um estado de espírito geral dos artistas, etc.

Se você for a um museu de arte, normalmente encontrará salas diferentes para estilos diferentes. Isso pode ser qualquer coisa, desde "primeiro americano" a "impressionista", "holandês", "romano", "barroco" ou ainda mais diferenciado. A palavra estilo fala sobre o sentimento geral. Se você olhar para os objetos feitos em um determinado estilo, encontrará um número infinito de formas. Falando em pinturas, a forma pode ser, por exemplo: paisagem, pessoas na natureza, pessoas em quartos, senhora em pé, senhora sentada, quase tudo que você possa imaginar. Mas todas essas formas podem, pelo menos teoricamente, ser encontradas em todos ou na maioria dos estilos. A dama em pé pode muito bem ser do estilo americano antigo, barroco, moderno ou de qualquer outro estilo.

Voltando ao bonsai: os estilos podem ser: estilo japonês clássico ensinado no Japão hoje, estilo japonês clássico ensinado no Ocidente, estilo bonsai moderno, estilo romântico, estilo naturalista, estilo literário ou muitos outros. Também pode ser o estilo de Nick Lenz, de John Naka, de Masahiko Kimura ou bonsai de estilo italiano. Em todos esses estilos de bonsai você encontrará as formas conhecidas: vertical formal, vertical informal, inclinado, cascata etc. No mundo do bonsai, a palavra 'estilo' não é usada da maneira correta se você considerar o uso na história das artes. Eu acho que é porque o bonsai foi ensinado pela primeira vez por jardineiros que não tinham nenhum treinamento artístico formal.

Acho que estamos à beira de uma melhor compreensão da forma de arte enquanto ela está divergindo em diferentes direções em um ritmo cada vez maior apenas neste momento. É importante ser capaz de discutir esses fenômenos de forma inteligente. É por isso que as palavras exatas são importantes. E aqui estamos tentando entender o trabalho daqueles que praticam o estilo naturalista de bonsai. E muitos pensam que o que estão fazendo nem mesmo é arte. Há muita gente por aí que pensa que só existe uma maneira de fazer bonsai "certo" – e os naturalistas certamente não fazem isso "certo". Temos que esquecer o mundo convencional do bonsai e olhar para isso de um ângulo muito mais amplo. Realmente existe uma grande variedade de formas de abordar a arte do bonsai. E, sim, é uma forma de arte e as diferenças de estilos mostram exatamente isso. Se fosse um ofício, haveria uma maneira "certa" de fazê-lo. Muitos diriam que os naturalistas não são artistas. Acho que a natureza controversa desse trabalho os torna muito mais artistas do que aqueles que estão fazendo bonsai para agradar o gosto popular. Tudo bem não gostar do que os naturalistas fazem com o bonsai. Mas ainda é arte, muito mais do que a esmagadora maioria dos bonsai oferecidos comercialmente.

Então, como alguém surgiu com esse estilo? Não podemos ficar com o nosso estilo de bonsai habitual? Por que mudar algo que é tão bom? Sou conhecido como proponente do estilo naturalista, mas não o inventei realmente. Eu, como muitos outros, apenas fiz a observação de que muitos bonsai se parecem com bonsai e não com as árvores. Eu tinha visto que a tendência do estilo é cada vez mais refinada, que muitas vezes tira toda a naturalidade. Achei que muitos desses bonsai pareciam artificiais, como se fossem feitos de plástico e não de verdade. A mão do homem é claramente visível. Ao mesmo tempo, muitos bonsai se parecem porque todos foram estilizados de acordo com um único padrão. Na natureza, há um número infinito de padrões para as árvores crescerem.

John Naka disse algo ao longo da linha "Não tente fazer sua arvorezinha parecer um bonsai, tente fazer seu bonsai parecer uma arvorezinha". É isso. Nem mais, nem menos. Então, como você sabe como é uma árvore versus um bonsai? Bem, desista de olhar para bonsai para suas imagens e olhe para árvores reais. Evite todos os estereótipos de estilo que geralmente são ensinados. É tão simples. É preciso ser um gênio para descobrir isso? Bem, alguém poderia pensar que todos entendem isso imediatamente. Eles não! Há mais mal-entendidos do que você pode imaginar. Você está pedindo o maior impedimento. Acho que é assim que o bonsai era e é ensinado. É ensinado a fazer um BONSAI. O estilo naturalista é a antítese, trata-se de fazer uma ÁRVORE e, portanto, deve estar errado. Alguns pensam que somos rudes com John Naka. Bem, pode-se dizer que o que estamos tentando fazer é exatamente como as famosas palavras do mestre. Então possivelmente estamos nos ombros de John. O comentário mais marcante que já recebi foi "bonsai não tem NADA a ver com árvores de verdade!". Realmente? É difícil de acreditar. Bem, se alguém vir como tantos bonsai são estilizados, essa afirmação pode até ser deixada como "Pintar pessoas não tem NADA a ver com pessoas reais". Que tal isso para uma declaração.

Qual é a diferença entre uma árvore real e um bonsai padrão? Árvores reais não são triangulares se não forem jovens abetos, lariços ou sequóias. As árvores reais não têm todos os galhos horizontais quando velhas: os galhos geralmente se curvam para baixo nas coníferas e para cima e depois para baixo nas árvores de folhas largas. As árvores reais geralmente não têm grandes espaços negativos entre todos os galhos, por onde 'o pássaro pode voar'. Pode haver algum espaço negativo, mas geralmente é mais para os pássaros voarem do que através dele. As árvores reais nem sempre têm um galho principal que é o mais baixo. As árvores reais não têm uma frente claramente definida, elas têm muitos lados bons. Se houver um lado bom de uma árvore real, geralmente há galhos de cima para baixo, a árvore não está aberta. Em árvores reais, os galhos não são ordenados muito bem.

Um bonsai tradicional é ideal, é abstrato. Um bonsai naturalista é realista, o que é o oposto de abstrato. Mas nunca é totalmente realista. Há sempre um certo grau de abstração. Mas nunca vai tão longe quanto tantos bonsai modernos que são muito cuidados, muito refinados, muito 'lambidos' e muitas vezes parecem quase irreais como se fossem feitos de plástico. Eles certamente se parecem com algum ser humano e não a natureza os fez. O bonsai naturalista é a antítese desse desenvolvimento, que foi um pouco longe demais em muitos casos, na minha opinião.

Muitas pessoas pensam que entenderam isso e deixam a natureza fazer o estilo de sua árvore em um vaso. Eles acham que o estilo naturalista é apenas deixar crescer e editar aqui e ali. É chamado de naturalista porque NÃO é natural. O truque é NÃO deixar o material quase como está e deixar a natureza fazer o styling. Isso seria criar material de bonsai. 'Naturalístico' significa que o resultado final, a árvore pronta em um vaso deve dar a sensação de uma árvore natural impressionante que nunca foi tocada pelo homem. Não importa como esse objetivo é alcançado. Em quase todos os casos, esse objetivo é alcançado por meios muito artificiais – não pela natureza! Não deve parecer "artístico", "artificial", "inventado", "feito", "construído", "lambido". Deve parecer como se a natureza tivesse feito isso.
O bonsai naturalista não tem nada a ver com o método, mas apenas com o resultado. Cortar e crescer e nunca usar arame é um método antigo para criar bonsai. Muitos pensam que este é um estilo de bonsai naturalista. Não é, mas pode ser. Uma cobertura é criada pelo método de cortar e crescer; e dificilmente pode ser chamado de naturalista. Muitos pensam que se trata de não usar arame. Bem, veja os exemplos mais proeminentes de estilo naturalista. Cada ramo foi conectado em um ponto. O truque realmente é que no final isso não é visível. O resultado final parece que cresceu assim por si só. Realmente cada coisa nessas árvores foi 'feita', 'criada', pelo artista. Todos os bonsai são fortemente armados nas primeiras fases de estilização, mesmo os não coníferos; cada ramo e branchlet geralmente. Depois de alguns anos, isso não deve ser perceptível. Bem, pode-se observar aqui que no bonsai tradicional maduro o mesmo é verdade. Sim, não se vê ali o trabalho artesanal, mas a forma é de um bonsai. Ainda assim, alguns nem sequer têm a forma de um bonsai. Então eles são bonsai naturalista. Ninguém disse que estes só existem no Ocidente.

Agora até agora falamos sobre a parte artesanal. A parte artística entra quando tentamos criar formas ou formas de árvores que não estão no livro de bonsai, mas existem na natureza real. É uma boa prática usar as formas únicas que o material possui e aprimorá-lo. Não tentamos cortar as arestas e irregularidades para chegar a uma forma ideal de bonsai. Fazemos o contrário, potencializamos a estranheza e a selvageria. Freqüentemente, aprimoramos partes que são consideradas falhas graves no bonsai ortodoxo, mas são características únicas e credíveis das árvores naturais. Depois de alguns anos, o trabalho não é mais perceptível. As árvores parecem nunca ter sido tocadas por mãos humanas, pois as encontramos e apenas as plantamos em um recipiente. É um trabalho árduo chegar a esta fase. Eu sei que muitas pessoas pensam que apenas deixam a natureza fazer o trabalho e, eventualmente, obterão essa obra de arte naturalista. Eles nunca vão conseguir. Tudo o que eles estão fazendo é criar e manter o material. Eles têm que estilizá-lo para sério eventualmente. "Naturalista" não é desculpa para preguiçosos, não se trata de árvores desarrumadas, não é um atalho. É mais difícil e leva mais tempo do que o estilo tradicional.

Portanto, há muito mais artesanato e arte envolvidos do que parece. É um pouco como pai e filho indo a um museu de arte contemporânea e parando diante de uma pintura abstrata. Pai: “você, meu filho, pode fazer isso!”. “Bem, parabéns, seu filho deve ser rico!” Muitos vêem uma árvore naturalista e dizem “posso fazer melhor”. “Parabéns, você deve ser mundialmente famoso!” Muitos nos acusam de não trabalhar em nossas árvores. Embora às vezes possa haver alguma verdade nisso, a arte está no trabalho não sendo visível. Então, quem está certo? O conhecedor de bonsai que pensa que tudo isso é, na melhor das hipóteses, material de bonsai ou a pessoa não corrompida pela sabedoria do bonsai que pensa que essas árvores vieram da montanha assim? Acho que nenhum dos dois está certo. Se o bonsai fosse um ofício com regras bem definidas, o número um estava certo. O número dois captou mais da essência do bonsai como arte, mas é ingênuo e, portanto, não está em uma boa posição para julgar o valor. Assim é a verdade em algum lugar no meio. Não, eu não penso assim. Árvores naturalistas são o que são. Pegue-os ou deixe-os. Digo 'árvores' e não 'bonsai'. É quase como usar a palavra 'bonsai' como um termo depreciativo. Se algo se parece com um bonsai, não é bom, parece tanto uma árvore selvagem quanto um poodle se parece com um lobo. E somos todos pelo lobo. Se algo se parece com um bonsai, não é bom, parece tanto uma árvore selvagem quanto um poodle se parece com um lobo. E somos todos pelo lobo. Se algo se parece com um bonsai, não é bom, parece tanto uma árvore selvagem quanto um poodle se parece com um lobo. E somos todos pelo lobo.

Então, como podemos nos aproximar para apreciar o que nós, lunáticos, estamos criando? Acho que o bonsai como toda arte é um exercício de abstração. O complicado com o bonsai é que se usa uma árvore viva como material para a arte. Sempre será natural de alguma forma. Há uma longa linha reta com diferentes árvores que vão do muito natural ao muito abstrato. À esquerda está uma árvore natural absoluta encontrada na floresta. À direita está a abstração definitiva do bonsai. O esquerdo parece uma árvore com ervas daninhas e o direito feito de plástico, uma caricatura de uma árvore. O gosto popular do bonsai quer que as árvores fiquem bem perto da extremidade direita da linha. A maioria dos bonsai não se parece com árvores, mas com bonsai. A maioria das árvores naturalistas está bem à esquerda dessa linha. Portanto, eles estão muito longe do gosto convencional de bonsai. Bem, principal desta época. Se olharmos para o que era o estado da arte no Japão antes da Segunda Guerra Mundial, podemos encontrar alguns bonsai que se parecem com os naturalistas contemporâneos. E um grande número de penjings chineses também pareceria familiar. Assim, pode-se dizer que o estilo naturalista está voltando às raízes. É uma reação ao excesso de abstração do bonsai moderno. Então o trabalho dele pode ser chamado de 'retro'?- Bem, depende do que exatamente você quer dizer. Minha resposta é não, não é retrô, é uma forma genuína de ver as árvores e não estamos tentando criar algo no estilo antigo. Assim, pode-se dizer que o estilo naturalista está voltando às raízes. É uma reação ao excesso de abstração do bonsai moderno. Então o trabalho dele pode ser chamado de 'retro'?- Bem, depende do que exatamente você quer dizer. Minha resposta é não, não é retrô, é uma forma genuína de ver as árvores e não estamos tentando criar algo no estilo antigo. Assim, pode-se dizer que o estilo naturalista está voltando às raízes. É uma reação ao excesso de abstração do bonsai moderno. Então o trabalho dele pode ser chamado de 'retro'?- Bem, depende do que exatamente você quer dizer. Minha resposta é não, não é retrô, é uma forma genuína de ver as árvores e não estamos tentando criar algo no estilo antigo.

É muito irônico que na 'arte real' as pinturas ou esculturas abstratas sejam muitas vezes desaprovadas pelo público em geral e no bonsai as árvores altamente abstratas e realistas são questionadas. Então é exatamente o contrário. Os fundamentalistas do bonsai ainda eram bastante fortes alguns anos atrás, mas agora há menos deles. Em alguns lugares, eles já parecem ser uma minoria. Assim, chegará o dia em que um entusiasta mediano do bonsai apreciará o estilo naturalista como apenas mais uma forma de praticar a arte do bonsai. Na verdade, até agora (que é o verão de 2010), deve haver dezenas de milhares em todo o mundo que praticam ativamente o estilo naturalístico de bonsai.

Parece que os naturalistas nem sempre facilitam a apreciação de sua arte. Isso pode ser porque eles estão acostumados a serem ofendidos e estão no modo defensivo na maior parte do tempo. O gosto do bonsai é um gosto desenvolvido que as pessoas aprenderam. Não é, como muitos pensariam, um sabor natural. A esmagadora maioria aprendeu de e por meio de fontes japonesas. Portanto, o gosto popular do bonsai é um gosto japonês. Agora as pessoas querem ver o que esperam ver e não algo totalmente contrário. Assim, a maioria achará o bonsai naturalista ruim ou nem mesmo bonsai, porque eles são muito diferentes de suas expectativas.

O naturalista não é uma desculpa para os preguiçosos, não se trata de árvores desarrumadas, não é um atalho. Eu acho que é pelo menos tanto, senão mais trabalhoso quanto o estilo tradicional. Não se trata de voltar aos dias em que as árvores não eram tão cuidadas quanto hoje, quando os bonsais pareciam selvagens e indomáveis. Muitas vezes ouve-se que o estilo naturalista de bonsai deveria ser 'proibido' porque leva muitos a apresentar algo mal projetado ou não projetado e chamá-lo de 'arte'. Bem, também se deve proibir o estilo tradicional de bonsai, porque muitas vezes leva as pessoas que seguem rigidamente as regras para criar outro bonsai cortador de biscoitos a pensar que são artistas de vanguarda.

O estilo naturalista é apenas outra opção de como estilizar bonsai. É perfeitamente normal não gostar de toda a ideia ou do resultado final apresentado aqui. É uma opinião honrosa pensar que o objetivo não foi alcançado em muitos exemplos. Mas isso significa que o objetivo estava errado? É perfeitamente normal dizer que você entendeu a direção, mas mesmo assim decidiu continuar a trabalhar nos caminhos tradicionais bem conhecidos. Esta é apenas uma sugestão de como também se pode tratar a arte do bonsai. Não estou dizendo a você que caminho você DEVE seguir, que você só precisa trabalhar de forma naturalista de agora em diante. Também não é necessário mudar completamente e radicalmente. Pode-se tornar o bonsai um pouco mais natural a partir de agora. Pode-se também tomar uma decisão pelo que o material lhe diz. Ao contrário do que muitos esperam eu faço bastante árvores tradicionais e também modernas,

De qualquer forma, acho que esse estilo naturalista adicionou outra opção de estilo geral que torna a arte mais interessante e cria muito mais variedade. Pode ser mais divertido do que fazer outro bonsai parecido novamente. Por que o mundo do bonsai não pode ser mais tolerante? Bem, pode. Vamos tentar a partir de agora.


1) Quando solicitado a escrever um prefácio para o livro "Gnarly Branches, Ancient Trees:
The Life and Works of Dan Robinson - Bonsai Pioneer" de Will Hiltz, tive que pensar muito em como explicar o que Dan Robinson está fazendo no bonsai, que não está muito longe do que eu mesmo estou fazendo. Este artigo é parcialmente adaptado deste prefácio.